InfraEstrutura de Redes, Flash House e Coisas de Nerd …

Metabase backup IIS 6

É isso ai pessoal…

Recentemente fiz um treinamento de IIS 7 (MOL 6427), que mudou absurdamente se comparado com o IIS 6, porém, muitas pessoas me perguntaram sobre backup de metabase (boas práticas) para IIS 6 que ainda é muito utilizado, por isso, resolvi recorrer a uma experiência que tive no passado de criar uma rotina de backup para vários servidores web.

Nessas horas como falei anteriormente em meu relato de dia a dia do cara de Infra, recorri a um grande parceiro meu (Fiel Escudeiro mesmo) Mauro Scarpa (Parabéns garoto pelo profissionalismo e parceria de sempre) para que esse me enviasse o que haviamos feito no passado. Então vamos lá a coisa é bem simples .

Normalmente nos analistas temos um ponto que nunca observamos (apesar de ser automático) que é o backup de metabase do IIS, esse contém todas as configurações do servidor web (permissões, configurações de pool, etc) . Por padrão ele é gerado automaticamente em : C:\windows\system32\inetsrv\MetaBack com arquivos extensão .MD0 e .SC0 . O Backup do System State contempla esse conteúdo, porém, restaurar um backup de system state para esse casos é complexo demais.

O Passo mais simples seria via IIS manager, clicar com o botão direito do Mouse sobre o server, selecionar “All tasks” e por fim clicar em “ Backup/Restore Configuration” :

image

Ao aparecer a tela “Configuration Backup/Restore” clique em “Create Backup…” :

image

Após esse clique veremos a tela de “Configuration Backup” onde vamos inserir um nome para o mesmo e se desejar criptografar utilizando uma senha (opcional) :

image

Basicamente em ambiente gráfico é isso, como dito acima o backup ficará armazenado em C:\windows\system32\inetsrv\MetaBack .

Vamos mais além … porque não automatizar isso ?? a Coisa é simples …

Criar uma tarefa agendada no servidor de acordo com a necessidade de backup (dias na semana, semanal, mensal) e nessa tarefa executar o seguinte comando:

iisback /backup /overwrite /b nome_do_arquivo

Para evitar que o cliente de backup que você utilize acesse o caminho padrão do metaback, pode-se criar um vbs ou arquivo .bat mesmo, que faça a geração desse backup com o comando acima e depois copie os arquivos de backup gerado para a pasta local ou remota que desejar (esse foi minha opção na época).

O IISBACK é um arquivo vbs que é integrado ao IIS quando esse é instalado, existem outros vbs’s com várias funções para facilitar a administração do webserver, abaixo segue uma tabela com alguns deles :

image

Espero que ajude amigos …

Abs e fiquem na Paz !!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s